A Psicopedagogia

O que é?
A psicopedagogia, como o próprio nome já sugere, vem da união dos saberes de duas áreas, a psicologia e a pedagogia. Se trata de um campo multidisciplinar, que aborda conhecimentos da antropologia e até mesmo da neurologia. Estuda o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes e suas dificuldades específicas, tendo portanto, um caráter preventivo e terapêutico: Preventivamente, deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características, evitando assim, cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente, a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar e intervir, através das etapas do diagnóstico e tratamento. 


Objetivo
O principal objetivo é entender todo o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.

O papel do psicopedagogo
O papel do profissional é compreender como ocorre a assimilação de cada um dos aprendizados desde recém-nascidos até a fase adulta, com a intenção de identificar possíveis alterações, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino para garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.

Também cabe ao profissional decifrar a origem da dificuldade apresentada, que pode ser mental, social, física e emocional.

História
A Psicopedagogia surgiu no século XIX na Europa (mais precisamente na França), como sendo fruto de um movimento de colaboração entre educadores, filósofos e médicos, em busca de soluções para os problemas da aprendizagem. Tem como ponto inicial o estudo da aprendizagem humana, que nasceu de perguntas sobre as dificuldades de aprendizagem, localizadas além dos limites da Pedagogia e da Psicologia. Recebe influências da psicanálise, da linguística, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina. Estuda também as características da aprendizagem, como se aprende, como a aprendizagem varia e está condicionada a diversos fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las.

PSICOPEDAGOGIA - PSICANÁLISE - PSICOLOGIA INFANTIL
 

Avenida Santo Antônio, 204 - Vila Osasco
(11) 981337798
 
©2025  
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!