A Psicopedagogia
O que é a Psicopedagogia?
A psicopedagogia é uma área multidisciplinar que une conhecimentos da psicologia e da pedagogia, além de integrar elementos da antropologia e da neurologia. Ela estuda o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes e suas dificuldades específicas, atuando tanto de forma preventiva quanto terapêutica.
Preventivamente, a psicopedagogia intervém não só no âmbito escolar, mas também alcança a família e a comunidade. Esclarece sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que todos possam compreender suas características e evitar cobranças inadequadas de atitudes ou pensamentos para a idade.
Terapeuticamente, a psicopedagogia identifica, analisa, planeja e intervém através de um diagnóstico e tratamento especializado.
Objetivo
O principal objetivo da psicopedagogia é entender todo o processo pelo qual o ser humano assimila e constrói o conhecimento.
O Papel do Psicopedagogo
O psicopedagogo compreende como ocorre a assimilação de aprendizado desde recém-nascidos até adultos. Ele identifica possíveis dificuldades ou transtornos e encontra alternativas para melhorar o processo de ensino, garantindo que os conteúdos sejam absorvidos e compreendidos. Cabe ao profissional decifrar a origem das dificuldades, sejam elas mentais, sociais, físicas ou emocionais.
História
A psicopedagogia surgiu no século XIX, na França, fruto de uma colaboração entre educadores, filósofos e médicos em busca de soluções para problemas de aprendizagem. Inicialmente, dedicou-se ao estudo da aprendizagem humana, investigando questões que iam além dos limites da pedagogia e psicologia. Ela recebe influências da psicanálise, linguística, neuropsicologia, psicofisiologia, filosofia humanista-existencial e medicina. Também estuda as características da aprendizagem, como aprendemos, as variações condicionadas por diversos fatores, e como reconhecer, tratar e prevenir alterações no aprendizado.